Cidadania e democracia desde a escola

Em 2018, o desenvolvimento bem-sucedido do projeto foi possível através de uma fase piloto, que ocorreu em sete escolas da rede pública de ensino do país – duas no Distrito Federal em Brasília e cinco em São Paulo – em colaboração com as Secretarias de Educação de cada um dos estados. No geral, o projeto envolveu a participação de 15 professores/as e aproximadamente 650 estudantes. Considerando o interesse exibido pelas escolas participantes e os resultados positivos desta fase piloto, o Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz decidiu dar continuidade a este trabalho em 2019, com a intenção de consolidar e expandi-lo para futuramente poder replicá-lo em todo o país.

Para o desenvolvimento da fase piloto, seguindo os acordos de cooperação estabelecidos com as Secretarias de Educação de São Paulo e Brasília, em março de 2018, o Instituto Auschwitz realizou uma formação de professores para trabalhar e capacitar os/as professores/as nos temas abordados pelo projeto. Após esta formação, o Instituto Auschwitz acompanhou o processo de implementação do projeto nas escolas até a sua finalização em dezembro de 2018, momento no qual foram realizados diversos eventos para exibição dos vídeos produzidos pelos/as estudantes. Além disso, com o objetivo de aprender com este processo e avaliar os resultados, o Instituto Auschwitz estabeleceu uma estrutura rigorosa para avaliar o progresso do projeto. O processo avaliativo reuniu informações dos/as estudantes através de um questionário aplicado antes e depois da implementação do projeto, bem como por meio de pesquisas e grupos de discussão com os/as professores/as participantes.

Considerando os excelentes resultados obtidos na primeira fase, o Instituto Auschwitz e seus parceiros recentemente iniciaram a segunda fase da consolidação e expansão do projeto. Entre os dias 13-16 de março, o Instituto Auschwitz, em colaboração com a Diretoria Regional de Ensino Sul 1, organizou uma formação para 30 professores/as e coordenadores/as pedagógicos/as de 10 escolas em São Paulo. Similarmente, durante a última semana de março, o Programa de Políticas Educacionais do Instituto Auschwitz realizou duas formações em Brasília para 30 professores de 15 diferentes escolas do Distrito Federal. Esta formação foi realizada com a colaboração da Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, com a coordenação de Educação em Direitos Humanos e Diversidade, e com a Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação, pertencente a Secretaria de Educação de Brasília.

 

 

Escolas da Diretoria desenvolveram esta parceria:

EE Angelo Mendes de Almeida – Prof

EE Ayres Neto – Dr.

EE Bento Pereira da Rocha – Prof

EE Domingos Quirino Ferreira – Cel.

EE Sabóia de Medeiros – Padre

 

Material em PDF

Acesso ao site Instituto Auschwitz