Curso – Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE (2ª Edição)

O Curso PDDE como um instrumento de transferência de recursos às escolas públicas de ensino básico, visa fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, uma vez que a comunidade escolar pode se organizar para definir a utilização dos recursos repassados por meio do Programa. Explica também porque prestar contas dos recursos e descreve a relação entre o PDDE e o controle social.

Apresenta os objetivos, o público-alvo, as ações financiadas pelo programa, o processo de execução (do recebimento dos recursos à sua devida prestação de contas) e o processo de acompanhamento e controle social efetuado pelos Conselhos Escolares.

Objetivos gerais:

  • Compreender o PDDE como instrumento de transferência de recursos, inserido na política de descentralização adotada pelo governo federal nos últimos anos.
  • Proporcionar informações básicas necessárias sobre a forma de operacionalização do PDDE, bem como a devida prestação de contas.
  • Fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, promovendo, inclusive, o controle social dos recursos públicos repassados aos estabelecimentos de ensino e as unidades de apoio educacional pelo PDDE.

O curso está dividido em 6 unidades assim descritas:

  • Unidade I – Apresentando o PDDE
  • Unidade II – Criando e administrando uma Unidade Executora Própria (UEx)
  • Unidade III – Entendendo o funcionamento do PDDE
  • Unidade IV – Ações complementares no âmbito do PDDE
  • Unidade V – Prestando contas dos recursos do PDDE
  • Unidade VI – Controle social no contexto do PDDE

PDDE:

nº de vagas: 80

Público-alvo: Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador, GOE, AOE

Modalidade: a distância (Cursos FNDE)

Carga horária: 60 horas
Período de inscrição: 10/01 a 15/02/2018
Período de realização: 20/01 a 28/02/2018

As inscrições deverão ser realizadas no período de 10/01 a 15/02/2018 ou até o término das vagas, o que acontecer primeiro, exclusivamente pelo endereço eletrônico: https://goo.gl/forms/i5Hpik4MyuZbNMeq1.

Atenção: Inscrição realizada caracterizará preenchimento de vaga!

Os profissionais que se INSCREVEREM no curso e que forem REPROVADOS, com 0% de frequência serão considerados DESISTENTES e ficarão IMPEDIDOS de se inscrever em qualquer curso no ano letivo da homologação do presente curso.